Credo!


Deve haver poucas músicas com uma letra como esta, do grande Chico Buarque (acima com Zizi Possi). Copio-a na íntegra. Atentem-me nisto:

Pedaço de Mim

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar
Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais
Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu
Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi
Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

...

...

É de cravar facas no peito, nas feridas todas, na testa, cortar os pulsos e os tornozelos...

A versão que queria mostrar-vos era a da Simone, mas no Youtube não a encontrei completa (o final é súbita e cruelmente interrompido) e a gravação ao vivo tem um instrumento de teclas insuportável.
Graças ao Grooveshark deixo-vos o audio, que é o que interessa:



É disto que me lembro, de pequena. Parte de um álbum, que adorava (o último da Simone passível de tanto, a meu ver), intitulado "Pedaços".

O disco tinha, entre outras, esta "Começar de Novo", do Ivan Lins, que se inscreve perfeitamente na temática deste blog, embora contendo já um tom de esperança, de renascimento e sobrevivência. Mas isso é bom (além do mais não posso exagerar; não quero que me acusem de submergir, ainda mais, a cabeça no lodo a quem já por lá anda a debater-se).



E esta, que apela à repetição dos erros, também boa para quem está à beira da tentação:




Ainda esta, que também fala do fim de um relacionamento mas com alguma alegria melódica, por isso, cá vai:

Saindo de Mim by Simone on Grooveshark

E, para terminar, outra que não entra neste quadro mas é tão gira (também do Chico Buarque)...


Sem comentários:

Enviar um comentário