o supra-sumo


Jacques Brel - ne me quitte pas - MyVideo

Esta é a música - e interpretação - mais devastadora! Esta é de dar facadas no coração em chamas!... Isto é sublime, pois claro, mas não se deve ver sempre!... Há que usar com moderação!
Conhecia a música desde miúda (ensinaram-me bem cedo a curtir a fossa) mas só vi o video do Brel lavado em lágrimas quando já era crescida, na televisão. Fiquei ali parada, boquiaberta, a pensar "como é que alguém, perante isto, pode ter coragem de o deixar?!"...
A letra é um portento e eu não me aguento quando ele chega ao cúmulo de lhe pedir para que o deixe ser a sombra do seu cão! ("A sombra da sua sombra, a sombra da sua mão, a sombra do seu cão"!! Pelo amor de Deus, alguém faça alguma coisa!..)
Bom, aqui está a letra, do próprio Jacques Brel que, ao que parece, a escreveu aquando da sua separação de Suzanne Gabriello.

Entretanto, e não obstante a magnificência do tema interpretado pelo autor, aqui fica igualmente a coisa interpretada pela Maysa (a número um do blog, remeber?), numa interpretação soberba, como só a própria...

eu pequena e o meu pai a explicar-me





Ives Montand. "Les Feuilles Mortes" com música de Joseph Kosma e letra de Jacques Prévert.
Há um sem número de gravações desta música, tanto em francês como em Inglês. Continuo a preferir o Montand.
E agora que entrámos nos franceses (voltaremos aos brasileiros e iremos a outros, está claro) agarrem-se que vamos sofrer!... :)
Letra aqui, em francês e inglês.
Aqui em inglês, cantada pelo Nat King Cole, sempre bom.

Claro, La Elis!



Beeem!... O Colosso!... "Atrás da Porta", de Chico Buarque, cantado pela Elis Regina... tudo é bom, não é? A música é linda, o Chico é lindo, a Elis é soberba. Nem vale a pena dizer muito. Aqui a letra e a música cantada pelo autor.

morte de um poeta



Alcione gravou este tema de Paulinho Rezende e Totonho num album de 1976 cuja capa aqui publico porque a imagem do video é irrelevante e esta é a imagem da cantora que eu guardo na memória (pelo album, precisamente).

Não sendo a típica canção de "amor perdido" é, no entanto, uma canção sobre a tristeza. E bem bonita, no meu entender. Nesta escala ocorre-me sempre em segundo lugar.

Aqui a letra e os acordes para quem quiser arriscar na guitarra.

número um



A música que deu nome a este blogue: "Meu Mundo Caiu", da inegualável Maysa.

Lembro-me desta música de pequena e foi ao ouvi-la no outro dia, no carro com a família e em ambiente alegre, que tive a ideia de começar este blogue. Esta é a irrefutável. De certeza que a coisa só me ocorreu pelo devido distanciamento.

No video a autora e intérprete, mulher muito emancipada no seu tempo, ainda muito nova, explica na Tv Japonesa de 1960 que o samba que canta não tem nada a ver com o Carnaval. Depois canta. A la Maysa.

Aqui uma versão mais completa da música e aqui a letra.